Perturbações somatoformes

– Perturbações somatoformes –

Perturbações somatoformesAs Perturbações somatoformes caracterizam-se por sintomas numerosos, sofrimento e mal-estar, semelhantes a doenças físicas, que não podem ser atribuídos a qualquer causa física ou biológica. Estes sintomas têm uma duração prolongada e interferem em áreas fundamentais como os aspectos familiares, sociais e / ou profissionais. As pessoas que sofrem destas perturbações fazem diversas avaliações e testes médicos que são inconclusivos em relação à causa dos seus sintomas, o que por sua vez aumenta ainda mais a preocupação desenvolvendo uma condição psicológica designada por ansiedade em relação à saúde. Ao contrário das perturbações factícias, em que os sintomas são simulados, podendo existir algum benefício pessoal, nas perturbações somatoformes o sofrimento e sintomas são genuinamente experimentados. Apesar de se desconhecerem as causa exactas para o aparecimento dos sintomas, ou para o seu aumento ou diminuição, é assumido que um conjunto de factores psicológicos contribuem para o seu início, intensidade, duração e curso. Os sintomas das perturbações somatoformes ocorrem em conjunto com sintomas de ansiedade e depressão. As perturbações somatoformes apresentam diversos tipos: a perturbação de conversão, a perturbação de somatização, a hipocondria, a perturbação dismórfica do corpo, a perturbação de dor e a perturbação somatoforme indiferenciada. Apesar das pessoas com estas perturbações costumarem recusar os tratamentos psicológicos, as psicoterapias cognitivas e comportamentais são eficazes neste tipo de situações. Estes tratamentos iniciam-se com um componente educativo que ajuda a compreender as relações entre o stresse psicossocial e as variações dos sintomas, conduzindo a uma reavaliação da qualidade do estado físico em termos psicossociais. Este passo é a condição fundamental para o sucesso do tratamento. Seguem-se intervenções no sentido da diminuição do mal-estar provocado pelos sintomas, da alteração de comportamento que aumenta inadvertidamente os sintomas e da eliminação de comportamentos de evitação.

– Perturbações somatoformes –